História do Bairro


  A Moóca é um distrito da cidade de São Paulo, localizada na Zona Sudeste e pertencente ao centro expandido e a subprefeitura de mesmo nome. O distrito ocupa cerca de 63.133 habitantes, possui um hino e tem apenas três bairros: Hipódromo, Parque da Moóca e Moóca.
  Sua fundação teve início há 56 anos após o descobrimento do Brasil. O nome do bairro é de origem indígena e existem várias versões sobre esse nome. A mais aceita é de que os primeiros habitantes eram brancos  e quando começaram a construir suas casas, sob o olhar curiosos dos índios que exclamavam “ Moo – oca!” , que é algo como “ eles estão fazendo casa!” – moo = (fazer) e oca = (casa).
  O bairro foi um dos principais cenários da atividade política e revolucionária no Brasil onde o ativismo comunista e anarquista era intenso. Uma das avenidas mais famosas do bairro era conhecida como Praça Vermelha.
  O local que era cheio de chácaras e sítios logo passou a ser ocupada por fábricas e usinas. Decorrente de sua natureza industrial, os trabalhadores eram proletariados e imigrantes. A Mooca se caracteriza por uma intensa ocupação de italianos que está presente nas ampliações e novas fábricas, nas tradições gastronômicas e que imprimiram certas marcas como algumas festas típicas da região.
  Atualmente é um distrito que ainda concentra algumas indústrias na cidade, muitos casarões antigos, ruas estreitas ao lado de largas avenidas, demonstrando toda essa característica contrastante. Hoje o tradicional distrito é um doas mais valorizados da Zona Leste paulistano.